Porquê usar um cartão de combustível?

Porquê usar um cartão de combustível?

Para empresas com frota, qualquer que seja a sua dimensão, os cartões de combustível são a melhor opção disponível. São mais seguros do que o dinheiro, tanto para as empresas quanto para os próprios motoristas, e são mais eficientes do que os cartões de crédito. Através do sistema de relatórios pormenorizados sobre o consumo de combustível também é possível poupar dinheiro, já que as empresas poderão usar essa informação para identificar áreas de ineficiência na sua frota.

Além de contribuírem para a poupança no consumo de combustível, os cartões de combustível permitem-lhe aumentar a eficiência administrativa da gestão da sua frota.


Poupe Tempo e Dinheiro

Poupe Tempo e DinheiroAo utilizar os cartões de combustível, todas as transações são registadas. Isto permite que a quantidade de combustível que está a ser usada seja monitorizada, o que constitui um primeiro passo para reduzir os gastos e encontrar formas de poupança. Uma vez identificadas, poderão ser tomadas medidas para resolver as ineficiências.

Por exemplo, o relatório pode identificar um motorista que está a usar muito mais combustível do que os outros e tal poderá estar relacionado com um estilo de condução ineficiente.

Ao utilizar os cartões de combustível, as tarefas administrativas tornam-se mais simples e precisas. Já não terá de perder tempo com o reembolso das despesas de combustível dos seus motoristas e deixará de lidar com inúmeros talões de abastecimento, substituindo-os por uma única fatura.

Segurança

SegurançaPorque todas as transações são gravadas e estão disponíveis para consulta, os cartões de combustível minimizam o risco de fraude. Os abastecimentos incomuns ou suspeitos são facilmente sinalizados e questionados ao gestor da frota. Para proibir o uso indevido, as empresas poderão atribuir os cartões de combustível a uma determinada matricula, para que, por exemplo, os cartões da empresa sejam apenas usados em viaturas da empresa.

A alternativa aos cartões de combustível, o dinheiro, pode levar a que a empresa seja enganada pelos seus próprios motoristas, ao declararem combustível que na realidade nunca compraram para o carro da empresa. No entanto, os cartões de combustível são uma alternativa muito mais segura para o próprio motorista, já que não tem de andar com dinheiro para abastecer o veículo com combustível.

Em caso de roubo ou extravio de um cartão de combustível, é fácil e barato substitui-lo, o que já não aconteceria se se tratasse de dinheiro. Após a comunicação do roubo ou extravio, a CCP pode bloquear o cartão de combustível, impedido quaisquer abastecimentos a partir dessa data.